As profissões que mais dão dinheiro no Brasil

A pergunta que não quer calar e que com certeza influência na escolha da profissão é: Qual a profissão que mais dá dinheiro? tem vagas suficientes para todo mundo? Vou ser bem sucessido(a) quando me formar?

O pesquisador Marcelo Neri, responde suas perguntas!

O pesquisador Marcelo Neri é o atual diretor do Centro de Políticas Sociais do Instituto Brasileiro de Economia, e professor da Escola de Pós-Graduação em Economia (EPGE), órgãos ligados à Fundação Getúlio Vargas (FGV). Neri tem Ph.D em Economia pela Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, e atuou como pesquisador na diretoria de Estudos Sociais do IPEA. Seus trabalhos discutem problemas nas áreas de avaliação de programas sociais, mensuração de pobreza e desigualdade, economia do trabalho e microeconomia.


A Redação Dissertativa

1-LEGIBILIDADE
O capricho da sua letra pode parecer um aspecto de menor importancia dentro do jogo argumentativo, mas ela é muito importante! Isto faz o avaliador ter uma leitura tranquila e corrigir sua redação de forma justa sem dúvidas a respeito de palavras.

2-EVITAR AS EXPRESSÕES ABSOLUTISTAS
Tenha cuidado ao apresentar sua opnião. As vezes não resistimos e escorregamos com expressões como "na verdade", "com certeza", "com toda garantia". O melhor é trabalhar com a sugestão, a força da opnião deve estar nos argumentos.

3-GENERALIZAÇÕES PODEM PROVOCAR A VAGUIDÃO
Expressões como "desde os primórdios", "desde sempre", "a sociedade mundial" são inadequadas para um texto em que é necessário desenvolver uma opnião critica sobre determinado tema. É muito importante apresentar dados de época e de espaço social delimitados, do modo mais preciso possivel, associando-os a um fato histórico de relevância que seja condizente com o texto. Pode-se usar frases do tipo "Na segunda metade do século XVIII", "A partir da revolução francesa", Após a Segunda guerra mundial". Estas frases além de determinar, objetivamente, de quando e de que sociedade vai se falar, é uma oportunidade de demonstrar conhecimento.

4-CITAÇÕES
Evite citar episódios de telenovelas, comentários de programas de entretenimento, coluna social, e textos de internet. O melhor é você citar coisas que aprendeu ao longo do Ensino Médio entre textos de livros, revistas e documentários e fontes jornalisticas sérias. 5-FLUÊNCIA NO DISCURSO Diferentemente do que muitos pensam a simplicidade é a chave para o bom desempenho na prova de redação. Evite discursos muito longos ou o uso de vocabulário "requintadissimo". Escrever de forma simples é o caminho certo para quem tem poucas linhas para se expressar.

Responda a enquete!

ENEM: Avaliação de desempenho ou vestibular?

O ENEM (Exame nacional do Ensino médio) vem a cada dia ganhando mais candidatos. Antigamente o exame apenas servia para os estudantes se auto avaliarem, hoje além de avaliar, proporciona aos estudantes (carentes) que obtém boas notas, uma bolsa de estudos pelo ProUni (Programa Universidade para todos) em uma faculdade particular e pode ser considerado Vestibular em boa parte das mesmas Universidades, e o melhor do ENEM! é encarado como vestibular em algumas faculdades federais e estaduais do Brasil.
Aqui no Rio de Janeiro, a UniRio (Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro) é um exemplo de faculdade federal que aceita o Enem como avaliação, mas é bom não enganar ninguém, pois a opção pelo Enem é tão disputado quanto o vestibular tradicional, se você não tiver um bom desempenho não dá para se garantir... Para se inscrever na UniRio pelo Exame nacional do Ensino médio você tem que ter médias de redação e prova objetiva igual ou superior a 70. A Classificação é da maior nota para a menor, sendo que metade das vagas de cada curso são destinadas a quem optou pelo Enem. Ano passado minha média foi 76,3 e não consegui uma vaga para o curso de pedagogia (as médias de pedagogia são uma das mais baixas) na UniRio, este ano eu espero ir bem melhor já que já tenho experiência de como é o Enem.
Mas agora politicamente falando, o governo usa este exame como base para avaliar o ensino brasileiro, o desempenho dos estudantes ao longo dos anos escolares, mas a pergunta que não quer calar é: Será que é mesmo uma forma de avaliação?
As questões não são dificeis e alunos com média inferior a 50% conseguem bolsa no ProUni, que já nos leva a pôr em dúvida se estes mesmos contemplados conseguirão levar a faculdade até o final... Vocês agora podem votar na enquete ao lado ou deixar seu comentário... Esta matéria continua...

Em construção.