A Redação Dissertativa

1-LEGIBILIDADE
O capricho da sua letra pode parecer um aspecto de menor importancia dentro do jogo argumentativo, mas ela é muito importante! Isto faz o avaliador ter uma leitura tranquila e corrigir sua redação de forma justa sem dúvidas a respeito de palavras.

2-EVITAR AS EXPRESSÕES ABSOLUTISTAS
Tenha cuidado ao apresentar sua opnião. As vezes não resistimos e escorregamos com expressões como "na verdade", "com certeza", "com toda garantia". O melhor é trabalhar com a sugestão, a força da opnião deve estar nos argumentos.

3-GENERALIZAÇÕES PODEM PROVOCAR A VAGUIDÃO
Expressões como "desde os primórdios", "desde sempre", "a sociedade mundial" são inadequadas para um texto em que é necessário desenvolver uma opnião critica sobre determinado tema. É muito importante apresentar dados de época e de espaço social delimitados, do modo mais preciso possivel, associando-os a um fato histórico de relevância que seja condizente com o texto. Pode-se usar frases do tipo "Na segunda metade do século XVIII", "A partir da revolução francesa", Após a Segunda guerra mundial". Estas frases além de determinar, objetivamente, de quando e de que sociedade vai se falar, é uma oportunidade de demonstrar conhecimento.

4-CITAÇÕES
Evite citar episódios de telenovelas, comentários de programas de entretenimento, coluna social, e textos de internet. O melhor é você citar coisas que aprendeu ao longo do Ensino Médio entre textos de livros, revistas e documentários e fontes jornalisticas sérias. 5-FLUÊNCIA NO DISCURSO Diferentemente do que muitos pensam a simplicidade é a chave para o bom desempenho na prova de redação. Evite discursos muito longos ou o uso de vocabulário "requintadissimo". Escrever de forma simples é o caminho certo para quem tem poucas linhas para se expressar.

Responda a enquete!

0 comentários: