ENEM: Avaliação de desempenho ou vestibular?

O ENEM (Exame nacional do Ensino médio) vem a cada dia ganhando mais candidatos. Antigamente o exame apenas servia para os estudantes se auto avaliarem, hoje além de avaliar, proporciona aos estudantes (carentes) que obtém boas notas, uma bolsa de estudos pelo ProUni (Programa Universidade para todos) em uma faculdade particular e pode ser considerado Vestibular em boa parte das mesmas Universidades, e o melhor do ENEM! é encarado como vestibular em algumas faculdades federais e estaduais do Brasil.
Aqui no Rio de Janeiro, a UniRio (Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro) é um exemplo de faculdade federal que aceita o Enem como avaliação, mas é bom não enganar ninguém, pois a opção pelo Enem é tão disputado quanto o vestibular tradicional, se você não tiver um bom desempenho não dá para se garantir... Para se inscrever na UniRio pelo Exame nacional do Ensino médio você tem que ter médias de redação e prova objetiva igual ou superior a 70. A Classificação é da maior nota para a menor, sendo que metade das vagas de cada curso são destinadas a quem optou pelo Enem. Ano passado minha média foi 76,3 e não consegui uma vaga para o curso de pedagogia (as médias de pedagogia são uma das mais baixas) na UniRio, este ano eu espero ir bem melhor já que já tenho experiência de como é o Enem.
Mas agora politicamente falando, o governo usa este exame como base para avaliar o ensino brasileiro, o desempenho dos estudantes ao longo dos anos escolares, mas a pergunta que não quer calar é: Será que é mesmo uma forma de avaliação?
As questões não são dificeis e alunos com média inferior a 50% conseguem bolsa no ProUni, que já nos leva a pôr em dúvida se estes mesmos contemplados conseguirão levar a faculdade até o final... Vocês agora podem votar na enquete ao lado ou deixar seu comentário... Esta matéria continua...

0 comentários: